sexta-feira, 6 de outubro de 2017

SINDICAL

Após atuar por mais de quinze anos no movimento sindical, por questões pessoais, mas não somente por isso, resolvi me afastar da Regional Sudeste do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará - SINTEPP.

Abaixo a íntegra da Carta de Desligamento.




À Coordenação Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará
SINTEPP – Regional Sudeste

Marabá, 13 de setembro de 2017.

Pelo presente me reporto a esta Coordenação Geral que sempre me pautei pela defesa dos trabalhadores em geral, dos movimentos sociais e populares. Militei no movimento estudantil, sendo secretário Geral da União dos Estudantes de Marabá – UNEMAR, presidente do Grêmio Livre Estudantil da Escola Plínio Pinheiro e coordenador da juventude do Partido ao qual sou filiado há 27 anos. Na Universidade (UFPA), fui coordenador do C.A. – Centro Acadêmico de Pedagogia e secretário geral do D.A. – Diretório Acadêmico, além de outras tarefas.
Na minha atuação profissional quando ingressei na educação através de concurso público em 1.996, tratei logo de me filiar ao sindicato da minha categoria (SINTEPP). Neste mesmo sindicato atuei como membro da subsede de Marabá, da coordenação estadual e coordenador de secretaria geral da Regional Sudeste de 2004 a 2009. Atualmente após Congresso realizado no ano passado (2016), na cidade de Jacundá, novamente voltei à Coordenação de Secretaria Geral da mesma Regional.

 
Entendo o movimento sindical como necessário para a garantia dos direitos dos trabalhadores e como representante legítimo enquanto pessoa jurídica para assegurar que seus representados não sejam injustiçados de nenhuma forma nem por quem quer que seja. No meu caso, tenho minha forma de atuação. Aprendi que, apesar de às vezes ser necessário “radicalizar”, a busca do diálogo ainda tem grande importância. Às vezes por conta disso fui incompreendido em alguns momentos. Por outro lado não posso aceitar que membro da coordenação desse sindicato se ache no direito de me atacar com calúnias e difamação. Mas por outro lado, deixo claro que tenho consciência que isso não representa o pensamento da coordenação em seu conjunto.
Assim sendo e por conta do dia a dia atarefado e as várias atribuições ao mesmo tempo e também por questão de saúde, tenho limitações em atuar com mais afinco e vigor, não só no SINTEPP, mas em outros espaços onde participo inclusive em conselhos setoriais. Sinto dificuldades de me envolver mais plenamente nas ações sindicais e de massa, como fazem outros coordenadores e coordenadoras desta conceituada entidade que tem homens e mulheres de luta e coragem que merecem minha profunda admiração e respeito.
Diante do exposto e por questões meramente pessoais como epigrafado acima, venho informar meu DESLIGAMENTO da Coordenação de Secretaria Geral e também da própria Regional Sudeste. Vou me manter filiado e contribuindo naquilo que for possível para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras e buscando a cada dia uma educação de qualidade social para todos.

Um grande abraço e boa sorte á quem continua firme na luta!

Saudações,

Prof. LUIZ GONZAGA OLIVEIRA DE ALMEIDA

Um comentário:

MASFRAZAO disse...

É uma pena! Mas, melhoras.