quinta-feira, 19 de outubro de 2017

ENEM 2017



Cerca de 6,7 milhões de brasileiros es tão inscritos para a prova do ENEM em todo o país. O Pará tem o maior número de inscritos da região Norte, chegando a cerca de 200 mil, enquanto que Marabá é o terceiro colocado em inscrições excluindo a capital Belém. O certame ocorrerá em dois domingos, dias 05 e 12 de novembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como finalidade principal a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. O exame é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC).
Qualquer pessoa pode fazer o Enem, entretanto, pessoas com menos de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame que concluirão o Ensino Médio após o ano letivo de 2017, os chamados treineiros, podem usar o resultado somente para uma autoavaliação de conhecimentos.

 
Estudantes Concluintes do Ensino Médio em 2017 de Escola Pública, foi concedida isenção da taxa de inscrição automaticamente. Participantes inscritos no CadÚnico, que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto 6.135/2007, também foram isentos. Assim como participantes que se enquadram nos termos da Lei nº 12.799/2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos.
Nos dois últimos casos, a carência deverá ser solicitada no sistema de inscrição mediante declaração de carência socioeconômica. Em caso de indeferimento, o participante deverá gerar a GRU Cobrança na Página do Participante e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
Após constatar que o número de inscritos estava sendo bem inferior à anos anteriores, o INEP recuou e concedeu isenção a vários participantes que recorreram contra o pagamento da taxa de inscrição de R$ 82,00.
Considerado um dos maiores exames educacionais do mundo, o ENEM este ano teve o menor número de inscritos desde 2013.
                                      
                                 Postado por Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida

Nenhum comentário: